IPATINGA 61 ANOS: Uma explosão de música e alegria no Parque Ipanema
- atvdopovo
- 7 de abr.
- 3 min de leitura
Do gospel ao sertanejo, passando pelo rock cristão e o pagode, a programação gratuita promete um ambiente organizado, limpo e segurança reforçada

A cidade de Ipatinga se prepara para celebrar seus 61 anos de emancipação com diversas ações comemorativas ao longo do mês de abril, sendo o ápice dos eventos a programação que ocorrerá de 26 de abril a 1º de maio no Parque Ipanema. O principal cartão-postal da cidade e tradicional ponto de encontro dos ipatinguenses e visitantes será transformado em um grande palco para receber vários artistas da música a nível nacional e regional para agradar a todos os públicos.
Moradores e visitantes terão acesso gratuito a shows de artistas regionais e nomes consagrados da música brasileira, mesclando louvores, rock cristão, pagode e sertanejo. A programação já começou no último fim de semana (4 e 5/04) com o 1º Fest Rural Vale do Aço e o 32º Festival da Banana (5 e 6/04); Nesta semana, dia 11, inicia o tradicional “Comida di Buteco”; seguido do 24º Pescando no Parque, no dia 13. E os eventos comemorativos não param por aí! Entre os dias 16 e 20, teremos o Musical da Páscoa TOM, a Mostra de Cinema Infantil Casa Cult e o Teatro da Paixão de Cristo.
O ápice das atrações ocorrerá de 26 a 29 de abril com a Vila Chopp Artesanal e Feirarte Especial de Aniversário, os shows de Anderson Freire, Rosa de Saron, Grupo Revelação, Relber & Allan, Leonardo e Bolêros do Samba; o Passeio Ciclístico, o 8º Encontro de Carros Antigos e o tradicional bolo de aniversário. No dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, acontecerá o encerramento das atividades com a Arena Cultural e Recreativa.
Segurança
A exemplo de 2024, a organização já afirmou que o público pode esperar um evento pautado na segurança. Para isso, as forças de segurança (Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil e seguranças particulares) darão total apoio durante todos os dias de festa. Além disso, câmeras de segurança, detectores de metais e drones serão usados no esquema de segurança montado estrategicamente para os dias de evento.
Planejamento
Para o prefeito Gustavo Nunes, a festa reafirma seu papel como um evento que celebra não apenas a história da cidade, mas também a riqueza cultural e musical que conecta os moradores. “Nós começamos a planejar a festa de aniversário Ipatinga 61 anos logo após o encerramento das comemorações do ano passado. No entanto, por falta de conhecimento ou pura maldade, a gente ouviu que a administração deveria cancelar tudo em respeito à situação das vítimas atingidas pelas fortes chuvas. Logo depois da tromba d´água de 12 de janeiro, montamos uma estratégia principalmente em relação às vítimas, aquelas que foram duramente atingidas. E são justamente estas pessoas que nós pretendemos continuar ajudando, aproveitando a mão de obra durante o período de festas na cidade”, assinalou.
De acordo com Gustavo Nunes, a montagem da infraestrutura e execução do evento contará com mais de 1.000 pessoas contratadas prioritariamente entre os afetados pelas chuvas. “Desta forma, acreditamos que as famílias atingidas terão condições de se reintegrarem ao mercado de trabalho com mais facilidade, o que é importante para todos nós. Tenho certeza de que vamos entrar para a história novamente, realizando a maior festa de aniversário que o município já viu, marcada não só pelas atrações de alto nível, mas também por uma invejável estrutura de organização, segurança, limpeza e inclusão”, justificou.
Abertura dos shows
No primeiro dia, quem abrirá as festividades no dia 26 como atração nacional é o cantor gospel Anderson Freire, um dos maiores expoentes da música cristã contemporânea no Brasil. Conhecido por suas composições emocionantes e letras que tocam o coração, como “Raridade” e “Acalma o Meu Coração”, Anderson traz uma energia de fé e reflexão que deve atrair um grande público ao Parque Ipanema. Sua voz marcante e sua capacidade de conectar-se com a plateia por meio de mensagens de esperança fazem dele uma escolha acertada para iniciar a festa, promovendo um momento de união e espiritualidade.
fonte: PMI/Secom














Comentários